</p><p><strong>PROVA PRÁTICA DA CNH TERÁ MUDANÇAS NO RN; BALIZA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIA </strong></p><p>
ECONOMIA

PROVA PRÁTICA DA CNH TERÁ MUDANÇAS NO RN; BALIZA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIA

Novo manual da Senatran altera critérios de avaliação e prioriza situações reais de trânsito

Por Redação Mossoró Urgente
21 visualizações

A prova prática para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mudanças em todo o país com a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entre as principais alterações está o fim da baliza como etapa obrigatória e eliminatória.

Com as novas regras, a manobra de estacionamento passa a ser avaliada como uma situação comum dentro do percurso em via pública. A reprovação automática por erros específicos deixa de existir, dando lugar a um sistema de pontuação baseado nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As faltas passam a ter pesos diferentes: leves (1 ponto), médias (2), graves (4) e gravíssimas (6). Para ser aprovado, o candidato não poderá ultrapassar o limite de 10 pontos.

No Rio Grande do Norte, as mudanças ainda não começaram a valer. O Detran/RN informou que já recebeu o novo manual e iniciou o processo de capacitação dos examinadores, além de ajustes administrativos necessários. Até o momento, não há uma data definida para a implementação das novas regras no estado. A Senatran orienta apenas que a adaptação ocorra dentro de um “prazo razoável”.

Outra novidade prevista no manual é a autorização para realização da prova prática com veículos equipados com câmbio automático, desde que estejam de acordo com as normas de circulação.

Com o novo modelo, a avaliação passa a priorizar o desempenho do candidato em situações reais de trânsito, como leitura do fluxo de veículos, respeito à sinalização, tomadas de decisão em conversões e mudanças de faixa, atenção às faixas de pedestres e convivência segura com ciclistas, pedestres e demais condutores.

O Detran-RN orienta que os candidatos foquem em uma condução responsável e segura, com atenção a ajustes corretos do banco e do volante, uso adequado dos espelhos e das setas, além da prática frequente em vias públicas, sempre sob supervisão de instrutor ou condutor habilitado.

Publicado por

Redação Mossoró Urgente